Home / Escola Dominical / O Valor da Escola Bíblica Dominical
escola_dominical

O Valor da Escola Bíblica Dominical

Por Thomas Magnum

Minhas maiores lembranças na igreja Congregacional quando criança são as manhãs na escola bíblica dominical. Minha formação cristã foi dada ouvindo exposições dos livros bíblicos nas classes de crianças e adolescentes. Foi na EBD que conheci as doutrinas bíblicas e quando adolescente tínhamos um grupo de discussão que debatíamos o que estávamos aprendendo na igreja. Muitos daqueles grupo hoje trabalham na EBD, muitos foram para o seminário e tem se dedicado ao trabalho do Senhor com seus talentos.

A escola bíblica dominical exerce um valor inestimável a igreja do Senhor, infelizmente hoje muitas igrejas históricas não dão mais o devido valor a conhecida EBD. Muitas igrejas nem tem mais suas reuniões de adoração e ensino nos domingos pela manhã.

É necessário a cada dia repensarmos nossa herança e nosso trabalho na casa do Senhor, lembro-me me minha infância ainda com quadros a giz e nossas aulas com grandes aventuras pelas histórias bíblicas no Antigo e Novo Testamentos.

Durante muito tempo a igreja valorizou essa bendita reunião dominical, infelizmente um outro ponto que tem chamado minha atenção é a falta de frequência dos membros na escola bíblica dominical. A qualquer cristão que for perguntado se é desejo seu crescer espiritualmente e no conhecimento da Palavra possivelmente ele responderá positivamente. Mas o número reduzido em nossas escolas dominicais e cultos de doutrina revelam que o interesse pelo ensino sistemático das Escrituras é desejo de poucos.

Uma criança que cresce frequentando a escola bíblica com certeza será evangelizada, será instruída nos caminhos do senhor. E isso irá reverberar em sua idade adulta.

Não podemos negar também outra dificuldade no trabalho de ensino na igreja, a mãos de obra. Em muitos lugares os professores de EBD não são devidamente qualificados, mas isso não se dá somente a frequência de um seminário teológico. Mas isso pode melhorar com capacitação para professores, ou mesmo um estimulo da liderança da igreja aos professores os presenteando com livros teológicos.

O trabalho de ensino na igreja, não podemos negar, é árduo e difícil. O aprendizado não é rápido muitas vezes, e em muitas situações o crescimento do que semeamos leva tempo. Com tudo isso que vimos, a escola bíblica dominical é um bem precioso da igreja. A escola bíblica não deve somente ser vista como um departamento da igreja, mas o centro de treinamento dos crentes, ali os cristãos aprendem as doutrinas bíblicas e os ensinos da Palavra sobre vida cristã, ética, teologia, missões, adoração e tantos outros assuntos. Devemos dar estimável valor a escola bíblica e encorajar outros a participarem.